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Busca de Exercícios - PUC - RIO DE JANEIRO - Crônicas (Interpretação de textos) Aprenda a usar!

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1(PUC - RIO DE JANEIRO- RJ - 2017)Número Original: 2Código: 6630896

Vestibular - Primeiro Dia - Grupo 2

Crônicas (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2017
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a) A partir da leitura do Texto 3, determine o estilo de época a que ele pertence, destacando dois aspectos que confirmam a sua resposta. b) Indique o gênero literário predominante nos poemas de Cláudio Manuel da Costa e Vinicius de Moraes, justificando com aspectos que o caracterizam.


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2(PUC - RIO DE JANEIRO - 2014)Número Original: 2Código: 6489479

Vestibular de Inverno - Manhã - Outros Cursos - Administração - Ciências Biológicas - Ciências da Computação - Sistemas de informações - (Núcleo Básico de Computação)

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Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2014
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a) Retire do Texto 1 dois trechos em que verdadeiro ilustra a ideia de que uma mesma forma pode pertencer a classes gramaticais distintas. A seguir, determine a classe da palavra em cada exemplo. b) A conjunção enquanto foi usada duas vezes no Texto 1 - no terceiro e quarto parágrafos - com valor distinto. Determine o valor semântico que ela assume em cada um desses empregos.


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3(PUC - RIO DE JANEIRO - 2012)Número Original: 3Código: 6488691

Vestibular de Inverno - Manhã - Outros Cursos - Administração - Ciências Biológicas - Ciências da Computação - Sistemas de informações - (Núcleo Básico de Computação)

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Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2012
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a) De acordo com o texto 2, apesar das transformações ocorridas na organização familiar brasileira, o imaginário coletivo ainda demonstra certo conservadorismo no que diz respeito às relações de gênero nesse contexto. Explique em que consiste tal conservadorismo. b) Com base nas frases abaixo, comente a seguinte afirmativa: Uma mesma preposição pode apresentar diferentes valores semânticos. b1) “a família (...) tem permanecido pela sua extraordinária capacidade de reorganizar-se frente às mudanças.” (linhas 2-4) b2) “para dar respostas às necessidades causadas pelo avanço do capitalismo.” (linhas 7 e 8)


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4(PUC - RIO DE JANEIRO - 2014)Número Original: 2Código: 6463072

Vestibular - Primeiro Dia - Grupo 1 - Grupo 3 - Grupo 4 - Grupo 5

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Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2014
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Texto 2 Felicidade é um truque. Um truque da natureza concebido ao longo de milhões de anos com uma só finalidade enganar você. A lógica é a seguinte: quando fazemos algo que aumenta nossas chances de sobreviver ou de procriar, nos sentimos muito bem. Tão bem que vamos querer repetir a experiência muitas e muitas vezes. E essa nossa per- seguição incessante de coisas que nos deixem felizes acaba aumentando as chances de transmitirmos nossos genes. 5 “As leis que governam a felicidade não foram desenhadas para nosso bem-estar psicológico, mas para aumentar as chances de sobrevivência dos nossos genes a longo prazo”, escreveu o escritor e psicólogo americano Robert Wright, num artigo para a revista americana Time. Abusca da felicidade é o combustível que move a humanidade — é ela que nos força a estudar, trabalhar, ter fé, construir casas, realizar coisas, juntar dinheiro, gastar dinheiro, fazer amigos, brigar, casar, separar, ter filhos e depois 40 protegê-los. Ela nos convence de que cada uma dessas conquistas é a coisa mais importante do mundo e nos dá disposição para lutar por elas. Mas tudo isso é ilusão. A cada vitória surge uma nova necessidade. Felicidade é uma cenoura pendurada numa vara de pescar amarrada no nosso corpo. Às vezes, com muito esforço, conseguimos dar uma mordidinha. Mas a cenoura continua lá adiante, apetitosa, nos empurrando para a frente. Felicidade é um truque. Extraído de AXT, Barbara. A busca da felicidade. Revista Superinteressante — n.212, abril de 2005. http://super.abril.com bricultura/busca-felicidade-464107 shtml. Acesso em 26/07/2013. a) No Texto 2— A busca da felicidade —, Barbara Axt fez uso de alguns recursos metafóricos, tornando o assunto mais claro para seu público leitor. Explique, com suas próprias palavras, o que denota a metáfora da cenoura empregada no texto. b) Sem que haja alteração de sentido, reescreva o trecho abaixo, transcrito do Texto 2, observando o início proposto a seguir e fazendo as modificações necessárias. “E essa nossa perseguição incessante de coisas que nos deixem felizes acaba aumentando as chances de transmitirmos nossos genes.” E perseguimos


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5(PUC - RIO DE JANEIRO - 2014)Número Original: 1Código: 6463071

Vestibular - Primeiro Dia - Grupo 1 - Grupo 3 - Grupo 4 - Grupo 5

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Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2014
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Texto 1 A felicidade Tristeza não tem fim Felicidade sim... A felicidade é como a pluma Que o vento vai levando pelo ar 5 Voa tão leve Mas tem a vida breve Precisa que haja vento sem parar. A felicidade do pobre parece A grande ilusão do carnaval 10 Agente trabalha o ano inteiro Por um momento de sonho Pra fazer a fantasia De rei, ou de pirata, ou jardineira Pra tudo se acabar na quarta-feira 15 Tristeza não tem fim Felicidade sim... A felicidade é como a gota De orvalho numa pétala de flor Brilha tranquila 20 Depois de leve oscila E cai como uma lágrima de amor. A minha felicidade está sonhando Nos olhos da minha namorada É como esta noite 25 Passando, passando Em busca da madrugada Falem baixo, por favor... Pra que ela acorde alegre com o dia Oferecendo beijos de amor. 30 Tristeza não tem fim Felicidade sim... MORAES, Vinicius de e JOBIM, Tom. Vinicius de Moraes — Literatura Comentada São Paulo: Abril Educação, 1980. p.71 e 72. a) Comemora-se neste ano o centenário de nascimento de um dos mais importantes personagens da cultura brasileira, Vinicius de Moraes. Poeta, compositor, jomalista, diplomata, Vinicius soube como poucos sensibilizar os seus leitores com uma literatura densa, envolvente e sensivel. Apesar de pertencer historicamente ao modemismo, a poética de Vini- cius está muito próxima à de outro estilo de época da nossa literatura. A partir da leitura da letra da canção Felicidade, parceria sua com o maestro Tom Jobim, aponte o estilo do qual ele se aproxima, fundamentando a sua resposta b) Determine o gênero literário predominante no Texto 1, justificando com dois aspectos que o caracterizam.


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